ALERP
ALERP
09/05/2019 08:46:02 | Por: Josselmo Batista Neres | Visitas: 378
Divulgação
Está disponível pela Editora Lumen Juris o livro, Recuperação Judicial de Empresas: uma análise sob a perspectiva econômica do direito – 2019, de autoria do professor Mestre em Direito (PUC-MINAS), José Elves Batista Dias.
“O tema é atual e contemporâneo nesse momento de crise econômica. O espírito é de superação dos momentos difíceis quando da sua elaboração, com apoio da família e dos amigos. Breve divulgarei o local e data do lançamento”, frisou Elves Dias
Descrição
A obra permite ao leitor um estudo sobre a possibilidade de mitigação da liberdade dos credores pelo magistrado fundada nos princípios contidos no art. 47 da LREF que orientam a manutenção da fonte produtora, do emprego dos trabalhadores e dos interesses dos credores, preservando-se a função social da empresa em crise econômica financeira. No processo de recuperação judicial os credores buscam a maximização de ganho com comportamentos racionais. Nesse ponto, a Teoria do Jogos é determinante para elaboração, interpretação e aplicação da legislação falimentar para coibir condutas oportunistas, bem como a teoria dos custos de transação.
Ao certo, as decisões deliberadas pelos credores, em conformidade com a legislação falimentar, transmitem-se ao mercado uma sensação de segurança jurídica das relações negociais, com disposições objetivas pré-determinadas e previsibilidade de tutelas por descumprimento de obrigações, traduzindo aos agentes econômicos o desígnio de que não fi cariam a mercês das convicções do magistrado, do qual poderia emergir decisões arbitrárias e, por vezes, contraditórias. No entanto, ao juiz caberá o controle de conformidade legal, a conter abuso de direito que resulta em atos ilícitos, coibir comportamentos oportunistas, tutelando lesão ou ameaça de lesão a interesses de credores, não sendo, o magistrado, mero homologador das deliberações assembleares.
O livro está disponível à venda no site:
https://lumenjuris.com.br/direito-empresarial-e-comercial/recuperacao-judicial-de-empresas-uma-analise-sob-perspectiva-economica-do-direito-2019/
Comentar matéria
Seja o primeiro a comentar esta matéria!
Mais de: noticias
A professora, arqueóloga e acadêmica Niède Guidon, falece aos 92 anos, nesta quarta-feira...
A ALERP, no dia 20 de junho de 2025, às 19h00, online pelo Canal da ALERP no YouTube, lança o livro...
Câmara aprova indicativos e institui o Dia Municipal do Escritor em São Julião –...
Um dos melhores discos dos Paralamas do Sucesso
© 2025 - Academia de Letras da Região de Picos - ALERP - Fale Conosco